O que é?
O trauma ortopédico é uma sub-especialidade da ortopedia que cuida de lesões musculares no tendão, ligamento ou fraturas. Essas lesões também podem ser divididas em quatro tipos:
– Fratura;
– Contusão;
– Entorse;
– Luxação;
Os traumas acometem todas as faixas etárias, desde a infância até a velhice. Além disso, podem ser de baixa energia como a queda da própria altura ou de alta energia relacionadas a acidentes automobilísticos, por exemplo. Neste caso, pode resultar em politraumatismo e fraturas expostas.
Atualmente, o tratamento das fraturas utiliza técnicas minimamente invasivas que proporcionam estabilidade, reabilitação precoce e menos chance de complicações.
– Fraturas dos ossos longos: coxa/quadril, perna, braço e antebraço;
– Fraturas e luxações articulares;
– Osteomielite;
– Fraturas e luxações da pelve;
– Consolidação viciosa;
– Pacientes politraumatizados;
– Rigidez articular;
– Pseudoartrose;
– Dismetria;
No diagnóstico, o aspecto e o paciente é analisado e exames auxiliares, como radiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias para identificar qual foi a lesão, qual sua extensão e decidir o melhor tratamento são solicitados.
O tratamento das lesões varia de acordo com a gravidade do trauma ortopédico. Comumente envolve imobilização da área lesionada, repouso e medicamentos para dor. Já em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária. Em vários casos, o paciente precisa de fisioterapia e acompanhamento médico por um período para reabilitar a área lesionada.
Temos profissionais altamente qualificados para garantir um atendimento de excelência para os pacientes de trauma ortopédico.
Entre em contato e agende a sua consulta.
Centro médico ortopédico em Maringá